A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.

Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, a extrusão de massa discal que se projeta para o canal medular através de uma ruptura da parede do anel fibroso. O problema é mais freqüente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

A hérnia de disco é geralmente precedida por um ou mais ataques de dor na coluna.

A ruptura  ocorre na parte posterior do anel, indo em direção a áreas nas quais as terminações nervosas descobertas estão localizadas.

Tipos de Hérnia de Disco

Degeneração: lesão do núcleo pulposo

 

Protrusa ou prolapso: quando a base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro.

 

Extrusa: quando a base de implantação sobre o disco de origem é menor que algum dos seus outros diâmetros ou quando houver perda no contato do fragmento com o disco.

Seqüestrada: quando um fragmento migra dentro do canal, para cima, para baixo ou para o interior do forâmen.

 

Sintomas

Os sintomas mais comuns são: Parestesias (formigamento) com ou sem dor na coluna, geralmente com irradiação para membros inferiores ou superiores, podendo também afetar somente as extremidade (pés ou mãos). Esses sintomas podem variar dependendo do local da acometido.

Quando a hérnia está localizada no nível da cervical, pode haver dor no pescoço, ombros, na escápula, braços ou no tórax, associada a uma diminuição da sensibilidade ou de fraqueza no braço ou nos dedos.

Na região torácica elas são mais raras devido a pouca mobilidade dessa região da coluna mais quando ocorrem os sintomas tendem a ser inespecíficos, incomodando durante muito tempo. Pode haver dor na parte superior ou inferior das costas, dor abdominal ou dor nas pernas, associada à fraqueza e diminuição da sensibilidade em uma ou ambas as pernas.

A maioria das pessoas com uma hérnia de disco lombar relatam uma dor forte atrás da perna e segue irradiando por todo o trajeto do nervo ciático. Além disso, pode ocorrer diminuição da sensibilidade, formigamento ou fraqueza muscular nas nádegas ou na perna do mesmo lado da dor.

Causas da Hérnia de Disco

Fatores genéticos têm um papel muito mais forte na degeneração do disco do que se suspeitava anteriormente. Um estudo de 115 pares de gêmeos idênticos mostrou a herança genética como responsável por 50 a 60% das alterações do disco.(backLetter 1995).

Sofrer exposição à vibração por longo prazo combinada com levantamento de peso, ter como profissão dirigir ou realizar freqüentes levantamentos são os maiores fatores de risco para lesão da coluna lombar.

Entre fatores ocupacionais associados a um risco aumentado de dor lombar estão:

  • Trabalho físico pesado
  • Postura de trabalho estática
  • Inclinar e girar o tronco freqüentemente
  • Levantar, empurrar e puxar
  • Trabalho repetitivo
  • Vibrações
  • Psicológicos e psicossociais (Adersson GBJ,1992)

Tratamento:

Geralmente a degeneração e prolapso discal melhoram com analgésicos, anti inflamatórios e fisioterapia. As hérnias extrusas e seqüestradas geralmente exigem tratamento cirúrgico para alivio total e definitivo dos sintomas

artigo 4

 

20 comentários para “Tipos de Hernia de Disco

  1. Gostei muito das informações que li aqui. Em 2012 tive uma crise de dor muito forte na lombar, me paralizou completamente as pernas, fiquei j ns 40 minutos sem andar. O médico que me atendeu disse que era ciático, mas tenho minhas duvidas. Gostaria de investigar melhor.

  2. Olá, descobri a pouco tempo que tenho hernia de disco , a dor me acompanha a 2 anos e nunca havia feito uma ressonância, ate que ali veio o resultado. A dor é intermitente mesmo tomando remédios fortes para dor, a mesma irradia pela perna chegando ao pe..e perco a força na perna…
    O medico ,e receitou anti-inflamatório , remédios para dor , 3 injeções intercaladas de 10 em 10 dias e 30 seções de fisioterapia. Não iniciei ainda as fisio, estou esperando a chamada do INSS…porem o que me preocupa é que o medico disse que se não passarem estes episódios terei de fazer cirurgia.
    Noto que a dor só alivia quando fico deitada, sem caminhar, parada estática.

    1. Olá Rosane:
      A grande maioria das hernias são curadas com tratamento conservador. Caso isso não aconteça a cirurgia é bem tranquila.
      Att:
      Jorge

  3. Bom dia dr. Jorge, tenho duas hérnias, na região lombar, L4 /L5, L5/S1, eu tenho uma vida normal, porém está difícil conciliar algum exercício em minha rotina, para fortalecer minha musculatura lombar, você faz cirurgia de hérnia? Qual indicaria?

    1. Olá Fabian:
      Sou cirurgiao ortopedico e trabalho com coluna vertebral. Para indicar a cirurgia preciso ver teus exames e te examinar.
      Att:
      Jorge

  4. Boa noite Dr. Fiz uma cirurgia de hérnia de disco na L5 L4 com s1 e substituição de disco coloquei 4 parafusos e 2 astes ja faz 65 dias e cinto mais dores agora no ciático do q antes e dor nas costas q antes nao sintia e trava a coluna nao sei mais o q fazer pode me dar alguma explicação.obrigado

    1. Olá Itamar:
      As vezes os primeiros dias podem ser um pouco dolorido. O ideal seria conversar com seu médico e esclarecer Estou á disposição para ajudar no fone 3330 2020.
      Cordialmente:
      Jorge

  5. Boa noite!
    Dr. tenho ESPONDILITE.. todavia, ainda mantenho a coluna ereta. Estava relativamente bem até novembro de 2018. Agora enfrento dores no cocix e quadril, que me impedem até mesmo de andar normal. Biofenac e remedios similares acabam com o tempo piorando a dor. Quando faço alongamento e for diminui no cocix. Tenho 1.78mts. peso 88 Kls. Não sou obeso. Tenho 57 anos. É possível fazer uma cirurgia??

    Cordialmente

    Aguardo resposta.

    Carlos

    1. OLá Carlos:
      Feliz 2019!
      A espondilite é uma patologia que ataca entre outros orgãos a coluna vertebral. Existe várias formas de ajudar. Para maiores informações somente após um exame fisico com teus exames junto. Mas, respondendo tua pergunta, sim, existe procedimentos cirurgicos para alivio dos sintomas.
      Cordialmente:
      Jorge

  6. Pode explicar as causas psicológicas e psicossociais?
    Ou me passar a referência completa deste apontamento Adersson GBJ,1992.

    1. Ola Ingrid:
      Sabemos que problemas psicologicos como ansiedade, depressão entre outros exacerbam quadros de dor inclusive a dor lombar.
      Att:
      Jorge

  7. Teve muita coisa que me esclareceu, o meu médico tipo ñ explica muita coisa poxa já vou para 2 anos de fisioterapia e acupuntura e nada cada vez pior. O exame fala que tenho artrose e degeneração desgaste e abaloamento hérnia de disco tipo tudo isso escrito e fico até quando fazendo fisio e acupuntura?

    1. Ola Viviane: para responder quanto tempo ficaras fazendo fisioterapia e acupuntura somente apos uma consulta e vendo teus exames poderei te ajudar. Estou à disposição no fone 3330 2020 ou 3095 2020.
      Boa semana!
      Cordialmente:
      Jorge

  8. OI boa noite!
    Minha esposa tem dores insuportáveis na cervical, ela não consegue fazer nada, fica totalmente transtornada, vomita inclusive. Foi dito para ela que é um desgaste.

    1. Olá Leandro:
      Atualmente existe uma solução para quase todos problemas na coluna vertebral. Se quiseres podes marcar uma consulta que irei ajudá-la.
      Cordialemnte:
      Jorge

  9. Gostaria de saber como é a cirurgia de hérnia de disco? Pois meu irmão está no hospital Ernesto Dornelles aguardando a cirurgia pelo SUS. Será que tem algum risco. Estou bem apreensiva. Desde já agradeço a atenção.

    1. Olá Patricia!
      Se ele tem um médico que o está acompanhando sem problema desde que ele não tenha déficit motor
      Coedialmente:
      Jorge

  10. Fiz a cirurgia para tirar 2 hérnias de disco na l4-l5 e l5-s1, em menos de 1 mês ahérnia da l4-l5 voltou e preciso fazer novamente, é possível que dessa vez não volte ou tenha menos chance? Vc faz por endoscopia?

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *.