A tecnologia tem sido uma grande aliada da Medicina na busca por tratamentos e soluções cada vez menos invasivas. E quando falamos de procedimentos na coluna, como a cirurgia Endoscópica da Coluna, o ganho para os pacientes é muito significativo. Essa técnica tem sido muito utilizada em casos de hérnia de disco, cujos tratamentos conservadores, como o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia, não resolvem o quadro de dor. Além disso, o desconforto crônico compromete a qualidade de vida do paciente.

Como funciona esse procedimento inovador

O procedimento consiste na retirada da hérnia por meio de um endoscópio. É um dispositivo tubular com menos de um centímetro de diâmetro, onde se acopla uma microcâmara de alta definição, que será “os olhos” do cirurgião durante a operação.

O paciente é submetido a uma pequena incisão – por vezes de apenas um centímetro. Através dela, se introduz os equipamentos e chega-se até a área da coluna afetada, preservando os tecidos saudáveis e atuando no ponto exato da dor. Esta é uma das grandes vantagens da cirurgia endoscópica da coluna em relação às cirurgias convencionais, os cortes são infinitamente menores em relação aos que são necessários na cirurgia convencional. Isso colabora para um pós-operatório menos doloroso e com menor risco de infecções.

O procedimento total, em média, não passa de duas horas. O paciente recebe uma anestesia local mais sedação e não precisa ficar hospitalizado na maioria dos casos. A recuperação rápida, com melhora no quadro da dor já logo após a cirurgia. É, sem dúvidas, outro fator que coloca a cirurgia endoscópica de coluna como uma opção muito conveniente de tratamento.

Apesar de ser mais comumente utilizado nos casos de hérnia de disco, esse tipo de cirurgia já é indicado para a maioria dos processos degenerativos da coluna, tanto na região lombar, quanto na cervical e  torácica. Tem sido alternativa eficiente em quadros de estreitamento de canais vertebrais, as chamadas estenoses, compressão decorrente de artrose vertebral, cervicobraquialgia, além de dor ciática.

Vantagens da cirurgia endoscópica da Coluna Vertebral

Como todos os procedimentos cirúrgicos, a condição de escolher a cirurgia endoscópica de coluna deve ser analisada por um especialista. Só ele poderá avaliar o histórico do paciente e os requisitos para a escolha dessa conduta. Os resultados a longo prazo são semelhantes aos observados na cirurgia convencional. No entanto, a resposta imediata, em que o paciente já apresenta melhora. É um grande motivador para que o médico cirurgião, especialista em coluna de preferência a um procedimento menos invasivo.

Em quase 100% dos casos, cirurgias deste tipo, menos agressivas e sem uso de próteses, o paciente consegue retomar suas atividades profissionais em até 10 dias. E vale ressaltar que as cirurgias endoscópicas de coluna são como um alento para situações muito recorrentes nos problemas de coluna, obesidade e idade avançada. Para essas pessoas, qualquer cirurgia já representa um risco maior de complicações. Muitas vezes, porque essas circunstâncias vêm acompanhadas de agravantes, como a hipertensão.

Cirurgias convencionais x cirurgias endoscópicas da coluna

As cirurgias convencionais de coluna em pessoas obesas são mais trabalhosas para o cirurgião e mais arriscadas para o paciente. Já com a técnica endoscópica não traz diferenças se o paciente for magro ou obeso. Em pacientes idosos, com mais de 70 anos, estudos demonstraram a eficiência da cirurgia endoscópica em casos de desgaste de disco e estenose.

Com tantas vantagens, tudo indica que a cirurgia endoscópica de coluna deve ganhar cada vez mais espaço na pesquisa e na aplicação como tratamento.  E para quem pensa que toda essa tecnologia é para poucos, em abril deste ano, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) passou a incluir essa cirurgia entre os procedimentos de cobertura obrigatória dos planos de saúde para o tratamento de hérnia de disco lombar, uma das queixas mais recorrentes entre os brasileiros. É inovação a serviço do bem-estar e da saúde.

Se você tiver alguma dúvida sobre os tipos de cirurgias para a Coluna Vertebral e quais técnicas minimamente invasivas podem ser utilizadas no seu caso, entre em contato.

Deixar um comentário