Hemangioma ou angioma é um tumor benigno formado pelo acúmulo anormal de vasos sanguíneos, que pode surgir em diversos locais do corpo, sendo mais comum na pele, no fígado ou rins, por exemplo. Na pele, o hemangioma pode aparecer como uma mancha avermelhada ou arroxeada ou um tumor compacto, sólido e saliente. Vocês já devem ter visto algumas pessoas que tem uma mancha vermelha na face: isso é um hemangioma de pele.

Hemangiomas Vertebrais

Os Hemangiomas Vertebrais são tumores benignos, normalmente encontrados na coluna vertebral. Estas lesões são frequentes, na maioria das vezes  assintomáticas e detectadas durante exames para outras doenças, tais como RX, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Quando produzem sintomas, estes se apresentam geralmente com dor vaga de início insidioso, podendo evoluir para dor constante e pulsátil, acompanhada de espasmo muscular.

Sua incidência varia de 11% a 12,5% em autópsias de coluna e constitui aproximadamente 2,3% de todos os tumores na coluna vertebral

As localizações mais comuns dos hemangiomas são o crânio e o esqueleto axial. Na coluna vertebral, a localização torácica é mais comum nas regiões média e inferior, seguidas da região lombar, ocorrendo mais raramente na região cervical.

A idade média do paciente é na faixa dos 40 anos, sendo mais freqüente em mulheres, na proporção de 3/1.

hemangioma-1.png

Hemangiomas vertebrais são geralmente lesões que apresentam um crescimento lento e demonstram um aglomerado de vasos sanguíneos entre as trabéculas ósseas (entre a estrutura óssea da vértebra) e frequentemente contém tecido adiposo sem reações neoplásicas.

Eles tem uma característica própria e apresentam na ressonância magnética uma alta intensidade tanto em T1 quanto em T2 (ficam mais clarinhos que o restante da vértebra), o que serve de diagnóstico diferencial para algumas patologias que não seguem esse padrão. 

Nas ressonâncias magnéticas você vai perceber que a mesma imagem tem duas versões, uma mais preta e branca e a outra mais em escalas de cinza, essa diferença de tonalidades é que chamamos de T1 ou T2.

Radiografias detectam lesões maiores que possuem estriações verticais e trabéculas espessas, grosseiras, descritas como vértebra em veludo cotelê ou Favo de Mel Expansão. Esses resultados podem ser observados em hemangiomas agressivos.

Os tumores, em sua maior parte, são assintomáticos e raramente se apresentam com sinais e sintomas que necessitem de tratamento. No entanto, a dor isolada pode ser suficiente para indicar o tratamento, sendo que a presença de sinais neurológicos e/ou colapso do corpo vertebral não deixa dúvidas sobre a necessidade de tratamento. 

Tratamento

Existem várias formas de tratamento, tais como: radioterapia, embolização arterial, ligadura dos vasos nutrientes, laminectomia descompressiva e excisão do tumor. Ou seja, esses tratamento podem ser usados isoladamente ou associados, variando a escolha conforme cada caso individualmente e dependendo da experiência do médico assistente.

Deixar um comentário